conheca-os-6-tipos-de-cha -saude-dica-cha-oolong-ickfd

Fonte: Saúde Dica 

Quando falamos em chá, pensamos em bebidas quentes preparadas com alguma erva, flor ou fruta. Mas você sabia que chá é o nome de somente uma plantinha?

Essa plantinha é a Camellia sinensis. A partir de diferentes formas de processamento dessa planta, preparamos somente seis tipos de chá: chá branco, chá amarelo, chá verde, chá oolong (azul), chá preto e chá escuro. Os preparos de água quente com outras plantas são chamados de infusão: infusão de capim-limão, infusão de rooibos, infusão de maçã, infusão de hibisco.

conheca-os-6-tipos-de-cha-m-de-mulher-cha-capim-limao-ickfd

Fonte: M de Mulher 

A partir das folhas da mesma planta, Camellia sinensis, pode-se produzir os seis diferentes tipos de chá de acordo com a forma de processamento. A principal diferença entre cada um dos seis tipos de chá é o grau de oxidação de cada um deles, obtido com formas distintas de processamento das folhas.

Você sabe o que é oxidação e como ela transforma os diferentes tipos de chá?

A oxidação é um fenômeno que ocorre quando uma planta entra em contato com o oxigênio. Pense em uma maçã. Quando você morde, ela escurece. Isso é porque ela oxidou. Se deixarmos a maçã intacta, ela não vai oxidar. O mesmo ocorre com as folhas de chá. Se eu arrancar uma folhinha e deixá-la parada, ela vai oxidar muito pouco. Mas, se eu amassar, enrolar e triturar uma folhinha, ela vai oxidar.

A oxidação escurece as folhas e confere diferentes características olfativas e gustativas aos diferentes tipos de chás. Por esse motivo, as folhas secas e o licor do chá (o líquido, ou chá preparado) dos seis diferentes tipos de chá têm cores diferentes.

O chá branco, o chá amarelo e o chá verde mantém a cor verde, semelhante às folhas frescas recém-colhidas. O aroma e o sabor desses chás são muito frescos, florais e herbais. Essas características se apresentam porque esses tipos de chá não são oxidados.

conheca-os-6-tipos-de-cha-wisegeek-cha-branco-ickfd

Fonte: Amandadutra

O chá oolong é semi-oxidado, e tem uma oxidação variável, entre 15 e 85%. Quem determina o grau de oxidação desse tipo de chá é o mestre de chá que o processa. Oolongs menos oxidados têm características semelhantes aos chás verdes. Oolongs mais oxidados e defumados se aproximam mais em corpo, aroma e sabor a um chá preto.

conheca-os-6-tipos-de-cha-dietaeboasaude-cha-oolong-ickfd

Fonte: Dieta e boa saúde

O chá preto é 100% oxidado. Por isso, suas folhas secas são bem escuras e resultam em um licor de chá encorpado, com sabor, aroma e cor marcantes. É um tipo de chá com muitos taninos. E, por isso, pode apresentar amargor se não for preparado da maneira correta.

conheca-os-6-tipos-de-cha-wisegeek-cha-preto-ickfd

Fonte: Wisegeek

ilustra oxidacao chas institutocha

Nos próximos posts, vou contar um pouquinho sobre cada um dos seis tipos de chá e a forma de preparo correta para cada um deles. Enquanto isso, me conte: qual é o seu preferido?

Quer saber mais sobre chás? O Instituto CHÁ inaugurou, em março, o primeiro curso de Sommelier de Chá do Brasil. As turmas ocorrem em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Escreva para contato@institutocha.com e viaje conosco pelo maravilhoso Mundo dos Chás.