Finalizar o bolo com o bico de confeitar pode ser um desafio para muitas pessoas. Além de ter que colocar o creme dentro do saquinho, é preciso ter muita paciência para fazer a decoração. O resultado, quando bem feito, é maravilhoso. Além disso, a sobremesa fica ainda mais incrível quando misturamos diferentes modelos de bicos, mas sempre tomando cuidado para não ficar muito exagerado.

Primeiro de tudo, é preciso ter uma noção dos estilos e qual o resultado final deles. Se você ainda não é expert no assunto, é só ler o post com a explicação de cada tipo de bico de confeitar. Agora, para inspirar vocês na hora da finalização, criei essa lista com bolos lindos e decorações encantadoras!

Flores

Fotos: Style Sweet CA, The Cake Blog, Wilton e The Cake Blog

Para uma decoração bem delicada e floral, aposte em flores e folhagens de diferentes tamanhos e cores. O bico pitanga e o Wilton Flor são os mais bem recomendados para fazer as flores, mas o estrela também deixa a composição bonita. No caso das folhagens, opte pelos próprios bicos folhas, que podem ter aberturas grandes ou pequenas.

Bicos mais retos podem ser usados para que você faça pétala por pétala da flor, mas o trabalho é dobrado. Se você ainda não tem experiência, comece com os mais simples. Como já falei para vocês, tente mesclar o uso de cada bico para a finalização do bolo ficar ainda melhor

Bichinhos

Fotos: Paulo Cuenca, @camrose_cake e @cakes.tv

Não é novidade para ninguém que o bolo unicórnio é um sucesso pela internet. A criançada adora esse tipo de decoração mais lúdica e fica encantada quando vê o doce com uma carinha animal. Além do unicórnio, você pode usar a sua criatividade para dar vida à gatinhos, raposas e coelhos.

Parte desses enfeites terá que ser feito com pasta americana, mas o charme da sobremesa fica no trabalho de bico. Se você quiser saber todos os tipos de bicos que eu usei para a montagem do bolo unicórnio, é só clicar aqui para dar uma olhada na receita.

Bolinhas

Fotos: Paulo Cuenca e Style Sweet CA

Essa é uma das decorações mais simples, mas que fazem toda a diferença na hora de visualizar o bolo. Esse tipo de bico é fácil de fazer e não precisa ser tão preciso, já que eles são maiores e menos delicados. Para o bolo brownie, por exemplo, eu usei o bico de confeitar de pitanga. Fica uma graça, não é mesmo?

Bolo completo

Fotos: Paulo Cuenca, Sally’s Baking Addiction e The Cookie Writer

Se a sua vontade é preencher o bolo todo com esse tipo de acabamento, tome cuidado para não deixar a sobremesa visualmente poluída, sabe? É preciso ter cuidado tanto na escolha das cores como também em como ficará a composição final.

Quando o creme é mais firme, como uma ganache, o resultado fica ainda melhor. Isso, porque o creme muitas vezes fica aerado e a finalização do bico não fica tão lisinha. Também com o bico pitanga, fiz essa décor linda para o bolo mousse de leite ninho.

Pétalas

Fotos: The Cake Blog e Country Living

Outro tipo de bico super comum e com um resultado lindo é o serra. Ele pode ser usado para fazer pétalas maiores que dão a impressão de camadas de ondas no bolo. Ah, para os mais ousados, também é possível fazer uma espécie de cesta usando esse mesmo bico, mas você precisará de muito tempo e paciência para que fique bonito.  

***

Essas sugestões são apenas algumas entre as milhares de possibilidades que podemos criar com os bicos de confeitar. Mesmo que você não tenha habilidade para fazer esse tipo de decoração, vá testando os diferentes estilos até pegar o jeito 😉