A apresentação conta muitos pontos na gastronomia, mas quando falamos de confeitaria considero isso ainda mais importante! É claro que algumas receitas não precisam de nada mais do que um belo chantilly por cima ou frutas frescas, no entanto, quando o doce vem servido em um copinho de chocolate ele não fica ainda mais irresistível?

Além da decoração ficar linda, esse copinho não é apenas um recipiente, né? No final, tenho certeza que ninguém vai deixar a casquinha de chocolate no prato! Mas como fazer essa maravilha? Olha, é mais simples do que parece!

Foto: Franciele C. Oliveira

O primeiro ponto é temperar o seu chocolate corretamente. Já temos um vídeo sobre o assunto, mas vale lembrar que existem 3 formas de fazer esse processo e temos posts completos sobre cada uma delas: no bowl, no mármore ou usando mycryo.

Depois da temperagem feita, é hora de escolher o formato do seu copinho e, dependendo da sua decisão, precisaremos de um utensílio específico. O mais simples é utilizar uma folha de acetato como fiz nessa receita de mousse de banana caramelizada:

Receita completa

Gosta de coisas mais elaboradas? Use uma forminha de brigadeiro ou cupcake (papel) como base. Temos duas receitas aqui no site explicando o passo a passo:

Receita completa
Receita completa

Também existem algumas outras maneiras de produzir os bowls no formato e tamanho que você deseja. Mergulhar metade de uma bexiga cheia no chocolate temperado é uma forma simples de criar uma tigela grande 😉

Fotos: 9gag

Outra ideia interessante é usar copos ou bowls como suporte. Além de forrá-los de cabeça para baixo com papel manteiga ou alumínio, você vai precisar de um saco de confeitar para criar o desenho que deseja. Depois é só esperar o chocolate secar em temperatura ambiente e “desenformar” na hora que for usar!

Fotos: Tip Hero

Aproveite o fim de semana para fazer essas forminhas diferentonas e deliciosas para servir mousses, brigadeiros, trufas, frutas ou até sorvetes 😉