Impossível não suspirar sentindo o aroma de pão fresquinho saindo do forno, né? Só de imaginar a gente fica com o coração quentinho! E, quando se tratam de massas caseiras, o cheirinho e o sabor ficam ainda melhores.

Apesar do preparo do pão não ser muito complicado, algumas segredos e detalhes simples podem deixar a massa com a consistência, sabor e textura perfeitos. Curiosos para saber se quais são essas dicas?

Mãos quentinhas

Foto: Hint Of Vanilla

Quem aí imaginou que a temperatura das mãos faz a diferença na hora de sovar a massa? Para quem não tem ideia do que estamos falando, aqui vai a explicação. O fermento adora o calor, principalmente para crescer bem a massa. E se um de vocês costuma ter mãos bem geladas, dê uma lavadinha nelas com água morna.

Use gordura

Foto: My Name Is Yeh

Um dos principais segredos para deixar o pão caseiro bem macio e fresquinho é a utilização da gordura. Ela pode ser tanto animal quanto vegetal, retendo a umidade da massa e deixando as proteínas bem mais elásticas. Só tomem cuidado na hora de acrescentar o ingrediente na receita, ok? Nada de exageros!

Água ou leite mornos

Foto: Simple Vegan Blog

Para ativar o fermento e hidratar as proteínas da farinha, adicione na massa a água ou o leite mornos! Essa dica é bem similar a de estar com mãos quentinhas, e a função delas também é bem parecida. Ah, essa recomendação só não é válida para dias muito quentes, tá bom?

Além disso, cada um desses ingredientes gera um resultado diferente na hora de assar o pão. O leite, por exemplo, deve ser usado quando a intenção for fazer um pão mais leve e fofo. Já a água pode ser utilizada para massas com aquela casquinha bem crocante.

Ingredientes em temperatura ambiente

Foto: How Sweet Eats

Muitos de vocês já devem ter lido receitas com a expressão “manteiga em textura de pomada”, certo? Isso significa que ela deve estar em temperatura ambiente, assim como os outros ingredientes que costumam ficar na geladeira.

Para não ter erro durante o preparo do pão, tire da geladeira tudo que será necessário para o preparo da massa. Reparem que ficará até mais fácil misturar todos os produtos na hora do preparo 🙂

Sove bem a massa

Foto: How Sweet Eats

Por último, mas não menos importante: sove muuito bem a massa. Quando eu falo em muito, digo muito mesmo! É por meio desse processo que o pão ficará mais resistente a rachaduras e com a textura ideal. Para tudo dar certo, intercale períodos para sovar e outro para deixar a massa crescer. Dessa forma, o glúten será ativado e o pão caseiro ficará delicioso.

***

Preparados para fazer o pão caseiro perfeito?  Para aplicar alguns desses conhecimentos, deem uma olhadinha nessa receita incrível de pão doce!