Quem aí já ouviu falar sobre o tal ponto napê e ficou sem entender muito bem o que ele é? Apesar de todas as dúvidas e do nome complicado, ele é na realidade bem simples.

Primeiro de tudo, é preciso saber que essa técnica é aplicada para cremes. Para fazer um bom creme de confeiteiro, por exemplo, é essencial compreender qual é o ponto correto e a hora certa de tirar a mistura do fogo.

Agora, vamos a explicação. Enquanto estiver preparando o creme, cubra as costas de uma colher com o creme. Assim que ele se espalhar por toda a superfície dessa parte arredondada do utensílio, passe o dedo bem no meio. Se as bordas do creme não se moverem e formarem um corredor, significa que o ponto napê foi alcançado! Basicamente, esse “caminho” feito pelo seu dedo em meio ao creme da colher precisa permanecer intacto. Viu só como é fácil?

Receita de creme de confeiteiro

Geralmente, eu percebo que o ponto está certo quando as bolinhas de ar bem pequenas começam a sumir do creme. Conforme elas desaparecem, ele já vai ficando cada vez mais grosso. Outra maneira de saber o ponto ideal é medindo a temperatura. Nesse caso, você precisará de um termômetro culinário. Em média, o creme deve estar entre 80ºC e 82ºC.

Para colocar esse conhecimento em prática e mostrar que você sabe o que é o ponto napê, que tal fazer um bolo mousse de maracujá ou o tradicional crème patissière?

Mais dicas