Toda receita boa tem uns segredinhos simples, mas que fazem a diferença. Com o brownie não é diferente, viu? A sobremesa foi criada a partir de um errinho, no entanto, hoje em dia a receita já foi muito aprimorada e alguns truques e dicas deixam aquele brownie molhadinho e com a casquinha crocante ainda mais gostoso 😉

Pode não parecer, mas a receita é delicada e precisa de alguns cuidados básicos. Separei algumas dicas que com certeza vão te ajudar no preparo do brownie mais gostoso do mundo:

  • É sempre melhor usar os ingredientes em temperatura ambiente, portanto, tire a manteiga e os ovos da geladeira uns 30 minutos antes de começar o preparo.
  • Use chocolate de boa qualidade amargo ou meio amargo. Prefira as versões com 50% ou mais de cacau, porque a receita já leva bastante açúcar.
  • Derreta o chocolate em banho-maria (aprenda a fazer aqui). O ingrediente é superdelicado por isso não tenha preguiça de derretê-lo com cuidado.
  • Incorpore a farinha delicadamente apenas até que a mistura fique homogênea e nunca bata na batedeira. A massa do brownie não pode ficar pesada e bater demais vai piorar o resultado final.
  • Para realçar ainda mais o sabor do chocolate você pode usar uma pitada de sal ou um pouquinho de café. Esses dois ingredientes, se usados em pouca quantidade, não mudam o sabor da receita e só enaltecem o chocolate.
  • O tempo de forno influencia muito e por isso todo cuidado é pouco. Vale a pena usar um timer e dar uma olhadinha alguns minutinhos antes de dar o tempo sugerido na receita, porque o seu forno nem sempre está regulado perfeitamente.
  • Caso seja possível, use um termômetro para checar a real temperatura do seu forno. Como disse na dica anterior, o seu fogão pode estar desregulado.
  • A louça influencia no resultado final. Usando uma forma de metal, os seus brownies ficarão prontos mais rápidos do que se você usar um modelo de vidro. Por essa razão é sempre bom ficar de olho no forno e não deixar a sua receita passar do ponto.
  • Untar e usar papel manteiga vai facilitar muito na hora de desinformar.
  • Corte os quadradinhos depois que o brownie esfriar para que ele não quebre completamente. Lembre-se que a massa é bem molhadinha e não queremos perder isso na finalização 😉

Agora que tal colocar todas essas dicas em prática em uma receita deliciosa? Aqui no ICKFD nós temos várias versões bem gostosas:

BROWNIE DE NUTELLA

BROWNIE FIT COM BATATA DOCE

BROWNIE MOLHADINHO

BROWNIE DE NOZES COM CREME DE CARAMELO SALGADO

BROWNIE FIT DE FEIJÃO