Usado principalmente para dar uma cor especial aos bolos e doces, o corante alimentício é aquele tipo de produto que todo confeiteiro tem em casa. No entanto, algumas alternativas naturais podem substituir os industrializados, além de darem um sabor a mais dependendo do ingrediente.

Ficaram interessados no assunto? Então, se preparem para anotar algumas dicas de como fazer corante natural em casa. Prometo que todos são bem simples e as cores ficam realmente lindas 😉

Corante vermelho

Receita Red Velvet

Começando pela mais clássica das cores: o vermelho. Como o próprio nome já diz, as frutas vermelhas são uma das formas mais comuns de fazer corantes naturais vermelhos. Apesar das outras darem certo, recomendo que utilizem a framboesa. Para obter o corante é só bater as frutinhas e no liquidificador/mixer e depois peneirar a mistura. Prontinho, suas sobremesas já podem ficar mais vermelhas.

Outra forma de trazer essa mesma coloração é com a beterraba. Nesse caso, o tom fica um pouco mais rosado, ideal para coberturas com uma característica mais suave e delicada. Com relação a beterraba, prepare um suco com o vegetal já cozido. Em seguida, leve o líquido ao fogo baixo e deixe-o reduzindo até que fique pela metade. Quanto mais tempo ferver, mais concentrada a cor fica!

Corante roxo

Foto: Objetivo Cupcake

Ainda usando as frutas vermelhas, é possível criar um corante alimentício roxo a partir das amoras. O processo é o mesmo da framboesa. Bata a fruta no liquidificador ou mixer e coe a mistura.

O repolho roxo também consegue dar um efeito bem parecido com o da amora. Corte a verdura em pedacinhos e coloque-a em uma panela cheia de água, de modo que todo o repolho fique coberto. Deixe cozinhando por aproximadamente 10 minutos ou até a água ficar arroxeada – ela será o seu corante natural 😉

Corante azul

Receita Bolo Galáxia

Mesmo não sendo uma cor facilmente encontrada na natureza, fazer o corante alimentício azul em casa é bem simples. E, para obtê-lo, também será necessário usar o repolho roxo. A única diferença é que é necessário adicionar ½ colher de bicarbonato de sódio em um pote com a água do repolho cozido. Esse segundo ingrediente provoca uma reação química com a água do repolho, deixado-a azul!

Corante laranja

Foto: Homemade Hooplah

A maneira mais óbvia de conseguir fazer o corante laranja é utilizando a cenoura. Quem pensou dessa maneira estava certo! Elas são realmente uma das principais fontes de corantes naturais alaranjados. É só triturar ou bater no liquidificador uma cenoura picada e meio copo de água. Depois, coe a mistura e reserve-a em um potinho 😉

Corante amarelo

Foto: The Spunky Coconut

O corante natural amarelo pode ser feito principalmente com dois produtos diferentes: a manga e o açafrão. No primeiro caso, basta bater ou triturar a fruta e peneirar a mistura para que não fique com nenhuma fibra. Por ter um sabor mais característico, a manga pode deixar um gostinho residual na sobremesa. Sendo assim, utilize-a com cuidado.

Quanto ao açafrão, misture uma xícara do ingrediente com água e adicione-o nas receitas aos poucos, também para evitar sabores diferentes.

Como armazenar

Foto: A Pair & A Spare

Após preparar em casa os corantes naturais de todas as cores, coloque-os em forminhas de gelo e leve ao congelador. Desse modo, os ingredientes irão continuar bem conservados. Para utilizá-los em alguma receita, é só deixar a pedrinha da cor que quiser derreter em um copo ou vasilha. Em seguida, acrescente o corante no preparo. 

Mais dicas

Gostaram de saber como fazer seus próprios corantes? Vários outros produtos que compramos já prontos também podem ser preparados em casa. Aos que tiverem curiosidade, vou deixar algumas sugestões logo abaixo!