Sobrou um bolo delicioso, mas você não sabe como armazená-lo da melhor forma? Quer deixar o bolo pronto com antecedência? Vende bolos e precisa adiantar o serviço? Não importa qual seja o caso, fato é que você provavelmente já pensou ou precisou congelar bolos!

Como essa é uma das dúvidas mais recorrentes nos comentários dos vídeos e dos posts de receitas aqui no site, nada mais justo do que dar um panorama geral do que você deve e não deve fazer nessa hora 😉 Aqui vão 10 dicas sobre o assunto:

– Espere o bolo esfriar por completo depois de assar para, aí sim, congelar. Isso porque a umidade congelará como partículas de gelo dentro do bolo. Ninguém merece pedrinhas de gelo, né?

– Embale bem os bolos em várias camadas de plástico filme antes de congelar. Por cima, você ainda pode cobrir com papel alumínio para criar uma camada de proteção extra contra a umidade.

Receita completa

– Coloque o bolo em cima de uma forma ou superfície metálica antes de congelar. Além de não deformar a base do bolo, facilita o manuseio e não corre o risco do bolo absorver qualquer tipo de sabor.

– Nunca leve o seu bolo do congelador direto para a temperatura ambiente. Sempre deixe descongelar completamente na geladeira, por no mínimo 24 horas.

– Não retire o embrulho de plástico filme do seu bolo enquanto ele descongela.

– Não use coberturas que formem casquinhas se você pretende congelar o bolo. Você sabia que os bolos encolhem quando congelados e expandem quando descongelados? Tenha isso em mente, porque se você usar uma cobertura com casca, ela irá rachar.

Receita completa

– Não cubra seu bolo congelado com fondant. A condensação arruinará a cobertura, melhor deixar para finalizar depois.

– Você pode, sim, congelar um bolo recheado ou coberto com cream cheese, buttercream, ganache e geleias caseiras. Agora, coberturas ou recheios com merengue, creme de confeiteiro ou brigadeiro ficam melhores quando feitos na hora.

– Não mantenha seu bolo congelado por mais de um mês no congelador ou três meses no freezer.

– Sempre que possível, opte por congelar a massa e o recheio separadamente. A melhor forma de congelar recheios é em potes de vidro fechados hermeticamente – já falei sobre isso nesse post 😉 A diferença aqui é usar vidros que possam ir para o freezer e sempre deixar 1 cm de espaço livre até a borda.

E aí, resolvi algumas questões? Espero que sim!