Por incrível que pareça a cheesecake não surgiu nos Estados Unidos, mas lá ela definitivamente foi melhorada e se transformou no doce incrível que estamos habituados. Pois é, a história desse clássico começou na Grécia, por volta do século XV a.C.

É claro que naquela época a cheesecake era bem simples e, obviamente, não tinha o ingrediente principal que nós usamos atualmente: o cream cheese. A receita grega não tinha nem base de massa, era só uma torta de queijo, farinha e mel. O prato era tão conhecido da época que mini cheesecakes eram oferecidas aos atletas durante a primeira Olimpíada da Era Antiga, em 776 a.C.

Receita completa

Depois da Grécia ser conquistada, essa maravilha foi parar nas mãos dos romanos. O nome lá mudou para “placenta”, mas também ficou conhecido como “libum”. Nesse momento, a cheesecake era dada como oferenda aos deuses. Aliás, um dos primeiros registros de uma receita de cheesecake é do séc. I a.C. A receita do “libum” foi escrita pelo político romano Marcus Porcius Cato.

Receita completa

Depois de anos de domínio do Império Romano, a cheesecake se espalhou pela Europa e é claro que chegou nos ingleses. Foi a partir dos imigrantes e colonizadores britânicos que a receita desse doce chegou nos Estados Unidos ainda no modelo antigo. Isso porque o cream cheese só seria inventado em 1872 quando o nova-iorquino William Lawrence tentava reproduzir o famoso queijo francês Neufchatel em casa, mas acabou criando um queijo muuuito mais cremoso.

Mais tarde, em 1880, a Empire Cheese Company of New York começou a comercializar o cream cheese (Philadelphia) para um distribuidor de NY chamado Reynolds. Só em 1910, quando a empresa foi comprada pela Kraft Foods Group, foi descoberto um método de pasteurizar o cream cheese que passou a ser comercializado em larga escala. É claro que nessa época surgiram muitos outros concorrentes e o cream cheese se popularizou nos Estados Unidos.

Receita completa

Foi em 1929 que Arnold Reuben, dono do restaurante Turf (um dos mais famosos na cidade), comeu um torta de queijo em casa e se inspirou para criar a versão perfeita da cheesecake com cream cheese. Antes disso era possível encontrar cheesecakes na cidade a base de queijo cottage. É claro que o resultado foi incrível e ele começou a vender essa maravilha no seu restaurante e, assim, criou a famosa cheesecake no estilo nova-iorquino 😉 Aah, a base de biscoitos com manteiga foi criada por um dos concorrentes de Reuben: Leo Lindemann, do Lindy’s.

Receita completa

O doce já fazia sucesso naquela época, mas as vendas explodiram mesmo na década de 1970 e até hoje cheesecake é considerada uma clássica sobremesa nova-iorquina. Mas depois de toda essa explicação você deve estar curioso para saber onde encontrar as melhores cheesecakes da cidade, né? Fique tranquilo porque selecionei alguns lugares incríveis para comer essa delícia!

Two Little Red Hens

Foto: Julep Triplemint

Sim, é nessa padaria do Upper East Side que, provavelmente, você irá encontrar o cheesecake mais amado de Nova Iorque. Apesar dos cupcakes lindos espalhados pelo balcão, não se deixe levar pela beleza e peça um dos três sabores de cheesecake da casa: o NY, o de cereja ou o de abóbora (só no outono).

Realmente não são muitas opções, mas o preparo dessas maravilhas é que faz toda a diferença. A cheesecake vem cercada por uma crosta de biscoito graham crocante que dá o toque especial. Além disso, a textura não é leve, nem pesada demais: simplesmente ideal!

Endereço: 1652 2nd Ave – Manhattan

Site: twolittleredhens.com

Eileen’s Special Cheesecake

Foto: Vladimir Weinstein via The Jovial Journey

Com a loja aberta desde 1975, Eileen Avezzano usa como base uma receita de família que é quase um híbrido entre o estilo italiano e nova-iorquino – alguns desconfiam até quem o doce leva um pouquinho de ricota além do cream cheese.

A textura leve é o grande diferencial de Eileen’s, além, é claro, de suas dezenas de sabores que vão desde o tradicional cheesecake de frutas vermelhas, até caramelo salgado (que eu amo) e opções com camadas duplas de cheesecake e mousse.

Quer mais? Dá para encomendar cheesecakes de 6 ou 10 pedaços sem glúten ou açúcar. Existe também a possibilidade de pedir uma sobremesa sem a adição de ovos por um custo extra.

Endereço: 17 Cleveland Place – Manhattan

Site: eileenscheesecake.com

Junior’s

Foto: AM New York

Por incrível que pareça uma das cheesecakes mais clássicas da cidade não tem base de biscoito nem de torta, mas sim um bolo! O Junior’s é praticamente um instituição nova-iorquina, afinal, funciona desde a década de 1950.

Além das 4 lojas físicas em NY, também vale pedir o delivery, viu? O creme é denso e cremoso na medida ideal. Apesar das dezenas de opções de sabores, os mais pedidos são quase clássicos: o Original NY Plain Cheesecake e o Brooklyn Crumb Cheesecake.

Endereço: 386 Flatbush Avenue EXT – Brooklyn (mais unidades aqui)

Site: juniorscheesecake.com

S & S Cheesecake

Foto: Clement Lo via Flickr

Nem tudo que é bom é fácil de encontrar, né? A cheesecake do S & S é uma das mais famosas da cidade, mas fica em um bairro residencial do Bronx e, mesmo em dias úteis, fica aberta só as 15h. Aah, também não dá para pedir só uma fatia e comer por lá: tem que comprar a cheesecake inteira e levar para viagem. Bom, mas o que ela tem de tão gostosa? As bordas douradas, o recheio cremoso da medida, a proporção ideal da base… Tudo isso deixe a cheesecake incrível!

Para quem não quer ter todo esse trabalho, é possível encontrar a cheesecake deles em alguns restaurantes da região, como o Peter Luger Steakhouse.

Endereço: S & S: 222 W 238th – Bronx | Peter Luger Steakhouse: 178 Broadway – Bronx

Site: sscheesecake.com

Chikalicious Dessert Bar

Foto: Impire Guides via Pinterest

Para quem gosta de inovação e de experimentar novas formas de comer doces “tradicionais”, esse é o lugar. O Chikalicious faz uma cheesecake mais gelatinosa e até meio mousse que todo mundo adora! O gosto da clássica cheesecake nova-iorquina está presente, mas de uma forma bem mais leve e delicada. Uma releitura incrível!

Além disso, as apresentações dos pratos por aqui são realmente impressionantes e você com certeza vai se surpreender mesmo depois de já ter comido cheesecakes em todos os outros lugares citados.

Endereço: 203 E 10th St – Manhattan

Site: chikalicious.com

***

É claro que algumas redes que possuem unidades em NY também tem cheesecakes clássicos, como é o caso da famosa Cheesecake Factory. No entanto, preferi dar opções um pouco mais locais para ter uma experiência mais completa 😉

Bom, mas enquanto a sua viagem para NY não chega, você também pode reproduzir algumas receitas deliciosas aqui do site. Além disso, tem um post completo contando os segredos para a chessecake perfeita – vale a pena dar uma olhadinha, né?