Todo mundo sabe que a pizza é um prato tipicamente italiano, mas essa maravilha já se popularizou tanto que cada lugar do mundo tem o seu “jeitinho” de fazer. Em Nova Iorque a história não é diferente. Como na maioria dos países e cidades ao redor do mundo, esse prato ficou muitos anos escondido nas comunidades de imigrantes italianos.

O prato era até considerado “caseiro”, afinal, não existiam pizzarias e restaurantes que serviam essa delícia como vemos atualmente. Em Nova Iorque o cenário mudou no início do século XX, mais especificamente em 1905, com a abertura de uma das pizzarias mais famosas do mundo e com certeza a mais tradicional da cidade: a Lombardi’s.

Foto: Tudo Qué Bonito

O dono, Gennaro Lombardi, começou fazendo a tradicional pizza napolitana, mas com o passar dos anos foi adaptando para o estilo hoje conhecido como nova-iorquino. A pizza “clássica” da cidade é maior do que as italianas e tem uma massa mais fina e menos crocante do que a que estamos habituados. Graças a essas características, os nova-iorquinos sempre dobram a pizza e comem os pedaços com as mãos – é quase uma gafe usar talheres para apreciar uma bela pizza na cidade.

O interessante disso tudo é que a cultura de comer com as mãos é tão forte que em janeiro de 2014 o prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio, causou um escândalo após ser flagrado comendo pizza com garfo e faca. Para vocês terem uma ideia, essa história foi parar até no The New York Times! Dá pra acreditar?

Foto: Crunchy Creamy Sweet

Lombardi’s é um lugar tão icônico da cidade que, mesmo depois de fechar as portas em 1984, reabriu no mesmo quarteirão uma década depois. A importância da pizzaria vai além: foi de lá que saíram os principais pizzaiolos da cidade e os donos de muitas outras pizzarias tradicionais na região. Entre 1924 e 1933, três ex-funcionários da Lombardi’s abriram pizzarias. O primeiro deles foi Anthony “Totonno” Pero com a Totonno’s, depois foi John Sasso com a John’s Pizza e, mais tarde, Pasquale “Patsy” Lanceri com a Patsy’s.

Foto: Arielle Golden via Her Campus (Patsy’s)

Como nada na gastronomia permanece igual por muito tempo, é claro que Nova Iorque ganhou novas e deliciosas pizzas. As pizzarias que eu citei acima têm basicamente as mesmas características que a Lombardi’s, mas hoje em dia é possível encontrar um pouco de tudo. Na Roberta’s, por exemplo, nós ficamos encantados com os ingredientes frescos e a massa deliciosa que também é esse híbrido entre a clássica pizza napolitana e a nova-iorquina. Aah, a decoração do lugar toda hipster também é um charme a parte 😉 Para entender mais do que eu estou falando, melhor assistir ao nosso vlog por lá!

Foto: Munchies / Vice (Roberta’s)

Outras duas pizzarias que possuem o new york style são a Di Fara, que oferece fatias a partir de 5 dólares, e a Joe’s, no Greenwich Village.

Foto: Arielle Golden via Her Campus (Joe’s)

Existem também as famosas pizzas servidas em fatias retangulares. O estilo “siciliano”, como é conhecido em NYC, na verdade é bem diferente do encontrado na Itália. A massa é realmente um pouco mais espessa, mas ainda assim é um clássico da cidade. Algumas das melhores pizzarias da cidade, como a L&B Spumoni Gardens, servem delícias dessa forma. Aliás, nessa pizzaria você encontra nada menos do que uma versão com molho vermelho por cima do queijo.

Foto: Divulgação L&B

Além dos lugares que eu já citei, não posso deixar de mencionar uma das pizzarias mais famosas dos Estados Unidos: a Lucali. O lugar é caro, um point entre os famosos, mas ainda assim muito bem recomendado.

Foto: Sixty Hotels (Lucali)

Bom, mesmo que você more em São Paulo e ame uma pizzinha com massa crocante e beem recheada, que inclusive é a preferida do Paulo, não dá para deixar de comer uma típica pizza nova-iorquina quando estiver na cidade, né? Como vocês viram, não faltam opções de bons lugares!