Talvez você nunca tenha ouvido falar em Egg Cream, mas essa é uma bebida típica nova-iorquina. Não, apesar do nome ela não possui ovos na composição e, para falar a verdade, a receita é bem simples e conta com apenas três ingredientes: leite, água gaseificada e xarope de chocolate.

Existem duas versões da origem da bebida: a primeira, e menos aceita, é que na década de 1880, o adolescente Boris Thomashevsky, pioneiro do teatro Iídiche em NYC, tentou reproduzir uma bebida que havia tomado em Paris, o “chocolat et crème”. No entanto, a origem mais aceita pelos historiadores é que a bebida foi criada por acidente no início do século XX por Louis Auster, dono de uma loja de doces no Brooklyn.

Foto: Honestly Yum

Independentemente da origem verdadeira, o fato é que o egg cream original possui uma particularidade: o xarope de chocolate precisa ser o U-Bet da Fox. Além disso, uma bebida clássica precisa ser preparada e servida imediatamente bem gelada. Para fazer essa maravilha superdocinha é só misturar bem rapidamente todos os ingredientes até formar a espuminha no topo.

Foto: Imbibe Magazine

Ficou curioso para saber onde encontrar as melhores bebidas de Nova Iorque? Selecionamos alguns lugares ótimos!

Shopsin’s

Foto: Max Falkowitz via Serious Eats

Um dos lugares mais recomendados da cidade para tomar um refrescante egg cream – perfeito para quem vai no verão 😉 O sabor é leve e tem espuma na medida certa!

Endereço: 120 Essex St – Manhattan

Eddie’s Sweet Shop

Foto: Max Falkowitz via Serious Eats

Às vezes é bom sair um pouquinho do tradicional, né? No Eddie’s você irá encontrar um dos egg creams mais gostosos de Nova Iorque que utiliza o famoso U-Bet. Ao invés disso, é usada uma receita deliciosa de xarope caseiro!

Endereço: 105-29 Metropolitan Ave #1 – Forest Hills

Gem Spa

Foto: Garrett Ziegler via CBS New York

Olha, se o local está aberto desde 1920 significa que é bom! Sim, o Gem Spa é quase uma “instituição” da cidade e lá você encontra de tudo: de jornais e revistas até o famoso New York Best, também conhecido como egg cream. Apesar de ser uma simples banca de jornal e da bebida ser servida em um copinho de papel, o Gem Spa conquista qualquer um.

Endereço: 131 2nd Ave – Manhattan

Katz’s Delicatessen

Foto: Washington Post

Cores bem definidas, leite bem geladinho e uma espuma perfeita. Não é por acaso que o lugar está sempre cheio, afinal, além de ter um dos melhores egg creams da cidade, aqui você também encontra um hot dog bem famoso!

Endereço: 205 E Houston St – Manhattan

Brooklyn Farmacy

Foto: Trips Avvy

O Brooklyn sempre nos traz boas surpresas, não é mesmo? Quem diria que dentro de uma farmácia de 1920 reformada encontraríamos uma lanchonete deliciosa? O egg cream daqui é um dos mais tradicionais da região e, além de delicioso, vale visitar o local que tem uma decoração toda fofa!

Endereço: 513 Henry St – Brooklyn

***

E aí, você já conhecia essa maravilha? Não deixe de provar um autêntico egg cream quando passar em Nova Iorque, hein?