Ah, o Bagel… Quem diria que um pãozinho denso em forma de anel com uma casquinha levemente crocante seria tão delicioso? Essa textura surpreendente é o que faz dele tão especial, afinal, dificilmente gostamos em um pão com uma massa mais pesada como essa.

Apesar de sua origem europeia, foi nos Estados Unidos, mais especificamente em Nova Iorque, onde esse pãozinho redondo conquistou corações. Não, por incrível que pareça o Bagel não nasceu em NYC, mas lá ele foi definitivamente melhorado. Aliás, a origem do Bagel era um tanto misteriosa até pouco tempo, sabia? Foi com o livro The Bagel – The Surprising History of a Modest Bread (2008)da americana Maria Balinska, que a história ficou um pouco mais clara.

Foto: The Candid Appetite

Já existiam relatos de um pãozinho em forma de anel que era fervido e cozido na Itália e no Noroeste da China, mas a origem do primeiro Bagel está na Polônia. O pão chegou à América do Norte através dos judeus poloneses que imigraram para os Estados Unidos no final do século XIX, principalmente para a região de Nova Iorque. O Bagel ficou praticamente restrito a comunidades judaicas até meados de 1910 quando começou a se popularizar com a família Lender. Harry Lender fundou a primeira fábrica de Bagels fora de NY, em 1927, e também foi o responsável por vender bagels congelados para supermercados.

Foto: Warm Vanilla Sugar

Como eu disse, o bagel pode ter vindo de Europa, mas hoje é praticamente um produto de exportação americano. O segredo dessa delícia não está nos ingredientes, mas sim no modo de preparo, mais especificamente no cozimento. Primeiro, a massa é jogada em água fervente e, só depois, é assada. A casquinha lisinha e o miolo macio são as características de um Bagel propriamente nova-iorquino que se consagrou como febre nos anos 1980.

Foto: Sweet and Sour via Pinterest

Hoje, você não só encontra barraquinhas vendendo essas maravilhas em cada esquina da cidade, como também acha com facilidade lojas especializadas! Nova Iorque é realmente a capital mundial do Bagel e é claro que eu não poderia deixar de compartilhar alguns dos melhores lugares para comer esse pãozinho incrível por lá 😉

ESS-A-BAGEL

Foto: Megan P. via Chicken or Pasta

Aberta em 1976, essa casa especializada em Bagels continua sendo um dos melhores lugares para encontrar esse pãozinho em Nova Iorque. Não faltam opções de recheios incríveis com cream cheese caseiro, um dos carros-chefe do local. Além disso, aqui você encontra recheios com peixes, carnes e vegetarianos! Não é por acaso que as filas são grandes, viu? Vale a pena experimentar um tradicional bagel!

Endereço: 831 3rd Avenue – New York, NY 10022

Site: ess-a-bagel.com

BLACK SEED BAGEL

Foto: Mark Hokoda via Chow Hound

Quer sair um pouquinho do óbvio? Esse é definitivamente o lugar certo! Aqui eles colocam um pouquinho de mel na água antes de ferver a massa. O resultado é um bagel ligeiramente adocicado e com uma casquinha amarronzada perfeita! Não se decepcione com o tamanho um pouco menor do que os tradicionais bagels da cidade, afinal, esse gostinho diferenciado não tem igual!

Aah, vale falar que a decoração do local é uma graça, supercharmosa e aconchegante. Para quem quer uma experiência completa, o Black Seed é ideal!

Endereços: 170 Elizabeth St – New York, NY 10012 / Hudson Eats @ Brookfield Place (200 Vesey St) – New York, NY 10080 / 176 First Avenue – New York, NY 10009

Site: blackseedbagels.com

ABSOLUTE BAGELS

Foto: Time Out

Além de uma variedade incrível de recheios, aqui você encontra nada menos do que 16 variedades de bagels sempre fresquinhos e todos são deliciosos! Está passeando pela Broadway? Não deixe de dar uma paradinha aqui, você não vai se arrepender!

Endereço: 2788 Broadway, New York, NY 10025

BAGEL PUB

Foto: Food Network

Caso esteja no Brooklyn e bata aquele desejo por um bagel no meio da manhã, esse é um daqueles lugares gostosos para parar com calma! Relaxe, tome um suco ou um smoothie delicioso e se acabe em pelo menos um sabor de bagel recém-assado. O local tem uma decoração super agradável, meio hipster até 😉

Endereço: 287 9th St – Brooklyn NY, 11215

Site: bagelpubparkslope.com

BARNEY GREENGRASS

Foto; foodmento

Não se assuste com a decoração um tanto quanto simples: aqui você vai encontrar alguns dos bagels mais bem recomendados de Nova Iorque. As porções são enormes, os sanduíches super recheados e a massa é daquele jeitinho que a gente ama! O lugar pode ser considerado o mais “peculiar” de todos da lista, mas ainda assim vale a visita.

Endereço: 541 Amsterdam Ave – New York, NY 10024

Site: barneygreengrass.com

***

E aí, vocês conhecem algum outro lugar imperdível para comer bagels em Nova Iorque? Conte aqui nos comentários!