culinaria-russa-marianamartins-praca-vermelha

A Rússia é um país incrível que garante uma ótima viagem para qualquer pessoa que esteja interessada em história, artes, cultura e arquitetura. E, claro, gastronomia também! Enquanto Moscou é mais cosmopolita e com ar de cidade grande, São Petersburgo tem uma arquitetura mais imperial e um estilo de vida mais calmo.

Há muitas galerias de arte interessantes, igrejas lindíssimas, bons resturantes, lugares legais para compras, a incrível fortaleza do Kremlin e seus museus, além de praças históricas famosas que merecem ser visitadas em Moscou. Ela ainda conta com uma série de atrações muito legais, como o famoso museu Hermitage (um dos maiores e mais importantes do mundo), o museu Fabergé e o lindo palácio de Petehof (nos arredores da cidade).

culinaria-russa-marianamartins-st-basils-cathedralSt Basili’s Cathedral

culinaria-russa-marianamartins-museu-hermitageMuseu Hermitage – Fotos: Mariana Martins (www.mariandthecity.com.br)

No quesito gastronômico, Moscou tem um cenário bem vibrante de qualidade elevada com uma variedade impressionante de sabores tanto de culinária internacional quanto de especialidades regionais. A gastronomia do país é bem marcante e vale a pena conhecer alguns dos seus pratos famosos. Borsch é uma sopa que é considerada um dos itens gastronômicos mais conhecidos do país, e eu diria que também é indispensável provar nosso famoso estrogonofe na sua terra de origem.

culinaria-russa-marianamartins-borschtculinaria-russa-marianamartins-estrogonofe-ickfdFotos: Wikimedia Commons

Como acabo de voltar de uma viagem pela Rússia, claro que não pude deixar de prestar atenção em algumas sobremesas típicas do país também! Entre elas, os blins e o bolo medovik. O blin é a versão russa do crepe francês. Acho que a maior diferença em relação ao doce da França está mesmo nos acompanhantes que vem com a massa do blin. No geral, pode ser salmão defumado, creme de cogumelos, geleias ou leite condensado. As versões mais sofisticadas do blin, porém, vem acompanhadas por salmão vermelho ou caviar.

culinaria-russa-marianamartins-blins

A sobremesa russa conhecida como bolo medovik vai agradar muito a quem gosta de mel. Ele é muito comum na Rússia e faz sucesso em festas de aniversário. É um bolo formado por diversas camadas muito finas de uma espécie de pão de ló à base de mel alternadas com um creme de caramelo. O toque final é jogar uma camada de nozes trituradas sobre ele.

culinaria-russa-marianamartins-bolo-medovikFotos: Wikimedia Commons

Gostou das curiosidades? Qual desses pratos você provaria primeiro?