Cada país tem a sua própria tradição natalina. Aqui no Brasil, por exemplo, temos de tudo um pouco, já que somos uma mistura de diferentes nacionalidades. Em uma única mesa costumamos ter, ao mesmo tempo, pavês, panettones e pudins. Todos são deliciosos, mas acabam sendo doces importados de outras culturas. O diferencial está na abrasileirada que damos para essas receitas.

Outras partes do mundo possuem sobremesas bem clássicas e autênticas, nem sempre conhecidas por pessoas de fora do país de origem. Então, é sobre isso que vamos falar hoje! Listei 12 diferentes sobremesas para conhecermos um pouquinho mais da cultura de alguns lugares. Curiosos?

Trifle

Receita completa

Começando a lista com uma das nossas sobremesas queridinhas: o pavê! Ou melhor dizendo, a trifle. Esse é o nome dado pelos ingleses para essa montagem de biscoitos com creme, que acabamos adaptando de diversas formas e nomeando como pavê.

Não há nenhum registro de exatamente quando o doce passou a ser chamado dessa forma, mas é assim que ele é conhecido pela Inglaterra. Uma das características mais marcantes dele é quanto a sua montagem: originalmente, em uma travessa transparente alta e com frutas decorando o topo!

Lebkuchen

Foto: A Dash Of Ginger

O doce que mais aparece nas mesas dos alemães na época do Natal é o Lebkuchen. Com uma massa leve, macia e cheia de especiarias, o Lebkuchen é como uma mistura de pão de mel e gingerbread. Isso, porque a base da massa desse biscoito é feita de gengibre, mel e amêndoas.

Na maioria dos casos os biscoitos também são cobertos em chocolate, deixando o sabor ainda mais intenso. Os formatos costumam ser bem variados e, assim como o gingerbread, muitas pessoas fazem o doce para presentear alguém.

Tronco natalino

Receita completa

Uma das sobremesas mais conhecidas ao redor do mundo e que tem a cara do natal é a Bûche de Nöel. Chamada aqui no Brasil por “tronco natalino”, esse doce é característico principalmente da França e do Canadá, mas pode ser encontrado também no Líbano.

A receita é como um rocambole de chocolate trufado, por isso é uma boa para quem ama esse ingrediente. Para preparar a receita, é preciso ter muita delicadeza, já que a massa do pão de ló pode quebrar e tornar o processo de enrolar mais complicado. Se vocês tiverem interesse em ver a receita completa, é só clicar aqui 😉

Æbleskiver

Foto: Main Lifestyle

Agora vamos partir com destino à Dinamarca. Lá, uma das estrelas do Natal é a Æbleskiver. A textura desse bolinho lembra a de uma panqueca, por ter uma massa mais firme. No entanto, ele acaba sendo mais fofinho e macio.

Eles costumam ser servidos com vinho quente, já que essa é uma região mais fria e requer pratos que deixem as pessoas quentinhas. Por ser uma receita bem simples, qualquer um pode prepará-la, adaptando os ingredientes e preparos eventualmente 🙂

Pan De Pascua

Foto: En Mi Cocina Hoy

Primeiro de tudo: não confunda o Pan De Pascua com a Colomba Pascal, porque são dois pratos diferentes! O pan de pascua é um pão típico do Chile e que é preparado principalmente na época do Natal.

Dentro da massa é muito comum encontrar o sabor de variadas especiarias, bem como frutas secas e uvas passas. Também são incorporados na receita mel, gengibre e amêndoas. Como não é uma sobremesa muito excêntrica, ela seria facilmente incorporada nas nossas ceias, né?

Joulutorttu

Foto: Anna

Tem alguma ideia do que encontraria em uma ceia natalina na Finlândia? Por lá, o Joulutortut é um dos doces mais clássicos. O formato dele é bem característico e lembra uma estrela ou um catavento, sendo que o meio é recheado com geleia de amora ou ameixa, por exemplo.

A massinha da sobremesa é feita à base de manteiga e cream cheese, por isso ela acaba sendo mais macia e não tão crocante. O formato pode parecer difícil de ser feito, mas é só fazer os cortes direitinho e grudar apenas uma das pontinhas de cada triângulo formado pela massa.

Rum Cake

Foto: White Plate Blank Slate

Que tal um bolo com uma massa bem simples e um gostinho especial de rum? Essa é a sobremesa característica da região do Caribe e também em países como a Jamaica e Porto Rico. A massa dele pode ser encontrada tanto clara ou escura, dependendo do local e dos ingredientes usados. Assim como os doces natalinos do Brasil, essa é uma sobremesa que é adaptada conforme o país 😉

Pavlova

Receita completa

Imagino que muitos de vocês já conheçam a pavlova, né? Aqui no site mesmo vocês encontram receitas variadas, como a pavlova natalina a de frutas vermelhas. Embora essa sobremesa seja consumida o ano inteiro e em diversas partes do mundo, ela é tradicionalmente feita na Austrália e na Nova Zelândia.

Na época do Natal, a produção de pavlova desses países até mesmo aumenta, principalmente por parte das famílias das duas regiões. Ah, e esse é um doce bem refrescante para dias mais quentes, já que ela costuma ser acompanhada de frutas vermelhas.

Bolo Rei

Foto: El Gato Goloso

Quem tem família portuguesa muito provavelmente deve ter ouvido falar do bolo rei. Essa receita é cheia de ingredientes e sabores, mas a junção de tudo resulta em uma sobremesa maravilhosa. As frutas secas e cristalizadas são a marca do bolo, sendo colocadas não só dentro da massa como também no topinho do doce, decorando-o.

A massa costuma ser bem delicada e molhadinha, com sabores super aromáticos. Por ser uma receita tradicional de Portugal, ela casa muito bem com vinho. É a cara do Natal, não é mesmo?

Cougnou

Foto: La Popotte de Manue

Outro doce típico da França, mas também encontrado na Bélgica são os cougnou. Eles são um tipo de pãozinho doce, chamado também de pão de Jesus. Sabe o que é mais interessante? Ele recebeu esse nome porque o seu formato lembra o menino jesus envolto em panos, por isso é tão tradicional na época do Natal.

Os ingredientes para o preparo do cougnou são bem simples, sendo alguns deles farinha, ovos, leite, manteiga e levedura. Algumas famílias acabam adicionando passas à receita, mas essa não é uma regra e nem um elemento imprescindível.

Kransekake 

Foto: Sprinkle Bakes

Para quem gosta de doces com altura, o Kransekake é a sobremesa perfeita. Os dois países que mais consomem e preparam essa receita são a Dinamarca e a Noruega, e ele é feito não só no Natal como também no Ano Novo e outras datas comemorativas. Os ingredientes base da receita são amêndoa moída, açúcar em pó, claras e farinha para polvilhar!

Panettone 

Receita completa

Por último, mas não menos importante, o nosso tão adorado panettone! Essa tradição já está tão consolidada no Brasil, que em outubro já encontramos o doce sendo vendido no mercado. Ah, e apesar de ser um sucesso no país, ele na verdade surgiu na Itália.

Um fato bem curioso sobre a história do panettone é que ele foi criado sem intenção, por um erro de um padeiro! Quem diria que hoje em dia a receita continuaria sendo degustada por milhares de pessoas, né?

***

O que acharam das receitas natalinas de cada lugar? Eu não consigo nem mesmo escolher qual é a minha preferida!