Verão e dias de calor pedem por sabores tropicais e refrescantes. E, uma das formas mais práticas de trazer essa sensação é utilizando frutas! Além de deixarem as sobremesas gostosas, elas também merecem destaque na aparência dos doces.

Assim sendo, selecionamos seis opções de frutas para as maravilhosidades doces de vocês ficarem mais bonitas e especiais!

Frutas Vermelhas

Receita completa de bolo crocante de mil folhas

As clássicas frutas vermelhas caem bem em qualquer época, por isso não poderia deixar de começar o post falando delas. Quando colocadas no centro da sobremesa, elas trazem um aspecto super impactante.

Frutas como o figo e a uva podem ser adicionadas nessa mistura, tornando o doce mais autêntico. A pavlova de frutas vermelhas e o bolo crocante de mil folhas, por exemplo, são doces bem simples, mas com uma finalização incrível.

Laranja

Foto: The Sweet And Simple Kitchen

Com um sabor mais cítrico e marcante, a laranja entra nas sobremesas para deixar aquele gostinho tão característico que nós amamos. A maneira mais interessante de usar a fruta como decoração é fazendo a laranja confitada.

Pode parecer algo complicado, mas preparar a fruta com água e açúcar é bem simples. Inclusive, já ensinamos vocês a fazerem esse tipo de “doce” de laranja na receita de torta de chocolate cremosa!

Maracujá

Receita completa de cheesecake de frutas amarelas

Mais uma fruta azedinha para deixar as sobremesas com a cara do verão! Afinal, o tom amarelo vivo do maracujá remete a dias quentes e sol brilhando no céu. O bolo mousse de maracujá e a cheesecake de frutas amarelas, por exemplo, são dois doces super refrescantes e gelados. O segredo está em uma calda bem feita com a polpa do maracujá 😉

Kiwi

Foto: My Darling Lemon Thyme

Impossível falar de sabores tropicais sem mencionar o kiwi. A frutinha verde tem uma aparência divertida e dá uma cor bem diferente aos doces. Poucas rodelas da fruta fazem a diferença na finalização de uma torta ou barrinha. A Francieli, do @flamboesa, já até mesmo compartilhou uma receita diferente de picolé de kiwi com a gente!

Manga

Foto: The Curious Chickpea

Assim como o maracujá, a tonalidade da manga faz com que as sobremesas tenham uma aparência mais viva. Nesse caso, o diferencial está em como você irá posicionar as fatias de fruta. A nossa sugestão é formar uma grande rosa com cada um dos pedacinhos, de forma bem delicada.

OBS: ao meu ver, esse tipo de apresentação combina mais com tortas. No entanto, nada te impede de testar a decoração no topo de um bolo.

Abacaxi

Foto: Donna Hay

O abacaxi é a combinação perfeita entre fruta tropical e sabor cítrico. O que torna a apresentação com a fruta interessante é a maneira de dispor as fatias da fruta, seguindo a mesma regra da manga. Para conseguir um efeito mais gracioso, corte as fatias bem fininhas e jogue uma calda transparente por cima 🙂

***

Se vocês quiserem fazer a decoração das sobremesas de acordo com as frutas da época, recomendo que deem uma olhadinha na nossa tabela de sazonalidade!