A maioria de vocês já sabe que cada tipo de fruta possui uma época melhor para ser consumida, certo? Algumas delas nascem durante o ano todo, mas outras ficam especialmente gostosas quando plantadas e colhidas em determinada estação.

Como o verão pede por pratos com mais frescor e leveza, as frutas acabam ganhando um destaque ainda maior nos primeiros meses do ano. Pensando nisso, fiz uma seleção com as frutas da estação. Elas estarão com o sabor perfeito para serem consumidas in natura ou como ingrediente de um prato mais elaborado 😉

Abacate

Foto: Kelly Sikkema

Uma fruta super versátil e fonte de vitaminas A, C e E: o abacate! Há quem o consuma com açúcar, como também aqueles que o preferem em pratos salgados. Essa é uma das melhores épocas do ano para consumir o abacate, que estará sempre fresquinho nas bancas e no mercado.

Mesmo sendo bem calórico, os benefícios da fruta diminuem a importância dos aspectos negativos. Ah, e aqui no site já ensinamos receitas de guacamole, trufa vegana e até mesmo uma mousse de chocolate. Para os dias mais quentes, aposte em um picolé de abacate super refrescante.

Ameixa estrangeira

Foto: Maria Siriano

Rica em antioxidantes e fibras, a ameixa é aquele tipo de fruta ideal para saborear durante a tarde ou antes de praticar algum esporte. Vale ressaltar que essa é uma boa época para comprar a sua variedade internacional, que costuma ser muito vendida entre dezembro e maio. A ameixa nacional é mais consumida entre novembro e janeiro, por isso tome cuidado para não comprar errado!

Coco verde

Foto: Gerson Repreza

Cocos são a cara do verão. Afinal, é praticamente impossível ir para a praia e voltar sem ter tomado água de coco, né? Para quem deseja se manter hidratado e, de bônus, absorver alguns nutrientes, a bebida é perfeita! A polpa do coco é um pouco mais gordurosa, mas é uma ótima fonte de fibras, além de ter um bom índice glicêmico.

Figo

Foto: Matthias Heil

Que tal um sorvete de creme com um figo assado bem ao lado? O contraste entre os dois sabores é incrível e é uma receita super simples. De dezembro a março a frutinha fica ainda mais fresquinha e saborosa. Sendo assim, não perca a chance de consumi-la nesses meses 🙂

Framboesa

Foto: Alexander Mils

Nossa tão adorada framboesa! Confesso que acabo comprando essa frutinha regularmente, principalmente quando faço alguma sobremesa com frutas vermelhas. No entanto, a melhor estação para comprá-la é o verão.

Além de deixarem as sobremesas lindas, as framboesas são ricas em vitamina C. Ou seja, são ótimas para o nosso sistema imunológico. Quer algumas ideias de receitas com a fruta? Dê uma olhadinha nessas opções: naked cake de coco com creme de framboesa, gelatina natural e geleia.

Goiaba

Foto: Arinarin

Com um sabor super característico, a goiaba é tão versátil quanto o abacate. Ela costuma ser mais utilizada como goiabada, mas a fruta em si também rende doces deliciosos. Caso queira ter uma ideia de como utilizá-la em uma receita de sobremesa, é só clicar aqui.

Ah, e se você estiver se perguntando quais são os pontos positivos da fruta, alguns deles são a melhora da saúde cardiovascular e do sistema imunológico, e propriedades anti-inflamatórias/antibacterianas.

Jaca

Foto: Food Revolution

Vegetarianos e veganos consomem bastante a jaca, mas você não precisa fazer parte desse grupo para apreciar a fruta. Ela pode ser feita salgada, como o que o pessoal chama de “carne de jaca”, ou de forma doce, rendendo uma compota deliciosa.

Sei que essa é uma fruta um pouco difícil de ser manuseada e não é todo lugar que a vende, mas vale a pena provar. Para quem não sabe, ela é rica em nutrientes como o ferro, cálcio e fósforo.

Laranja Pêra

Foto: Monika Grabkowska

Acredito que uma das frutas mais consumidas por nós, brasileiros, é a laranja. A fruta é super refrescante e consegue se transformar em sobremesas de deixar qualquer um com água na boca. Ela possui uma grande concentração de vitamina C, conhecida principalmente para melhorar a imunidade e diminuir o estresse.

O diferencial da laranja pêra é a sua doçura e interior bem suculento. Ela é também menos ácida e um pouco menor do que as outras! Clicando aqui vocês encontram uma lista com 10 sobremesas incríveis que utilizam a fruta!  

Limão

Foto: Dane Deaner

Quem ai ama frutas mais cítricas? Eu não sei vocês, mas adoro sabores mais azedinhos. No caso do limão, a melhor época para consumi-lo é, sem dúvidas, entre dezembro e abril, coincidindo principalmente com o verão.

Sobremesas com um toque mais cítrico também são sempre bem-vindas, principalmente quando o limão é a fonte do sabor mais azedo. A variedade de doces é infinita, por isso muitas pessoas acabam ficando em dúvida do que fazer com a fruta. Por esse motivo, sugiro que vejam essa lista com 10 receitas infalíveis com limão (incluindo o taiti!).

Maçã nacional

Foto: Joanna Nix

Outra fruta super comum e que rende sobremesas deliciosas. A maçã é ótima para o sistema digestivo quando comida com casca, além de reduzir o colesterol ruim e evitar o envelhecimento precoce. Ah, e ela é também um bom snack para comer pela manhã ou durante a tarde.

Assim como o limão e a laranja, já fizemos várias receitas com maçã, todas disponíveis no site. Se você quiser ver quais são elas, clique aqui.

Mamão Havaí

Foto: Charles Deluvio

O mamão é vendido durante todo o ano, mas a época que ele está mais fresquinho é entre os primeiros meses do ano. Por ser rico em vitamina C e A, ele é ideal para o sistema imunológico e saúde da pele, cabelos e unhas. Já ensinei vocês a fazer creme de mamão e mamão brulée. Nas receitas usei o papaya, mas podem substituir pelo havaí sem medo!

Pêra Nacional

Foto: Dose Juice

Apesar de ser uma fruta com um sabor bem suave, a pêra é maravilhosa para controlar a pressão, bem como fortalecer os ossos e o sistema imunológico. Como ela é bem neutra, consegue se adaptar muito bem a diferentes tipos de receita, como por exemplo na tarte tartin de pera e no bolo de chocolate com pêra caramelizada.

Pêssego estrangeiro

Foto: LuAnn Hunt

Receitas com pêssego sempre me deixam com água na boca. A fruta é super docinha e ajuda a compor sabores bem complexos nos doces quando usada de forma criativa. Compartilhei com vocês uma receita deliciosa de torta de pêssego e também uma de s’mores. Vale a pena dar uma olhadinha nelas!

Uva Rubi e Itália

Foto: Jerry Wang

Uvas não costumam ser uma fruta que pensamos quando se trata de doce, mas isso não significa que ela não renda sobremesas deliciosas. Sorvete de uva, por exemplo, é um doce super refrescante e cai super bem em dias bem quentes. Assim como a maçã, ela também é uma ótima opção de snack, especialmente para comer na parte da tarde.

***

Gostaram de saber quais são as melhores frutas para serem consumidas no verão? Para ver a tabela de sazonalidade completa, é só clicar aqui 😉