Apesar de não ser um doce tão comum aqui no Brasil, o gingerbread é uma das receitas mais tradicionais do Natal. Além de ser delicioso e cheio de especiarias, o biscoito é uma ótima forma de presentear alguém especial.

Além disso, conseguimos ter espaço para usar toda a nossa criatividade na hora de fazer a decoração deles. Quem tem crianças um pouco mais velhas em casa, por exemplo, pode chamá-las para ajudar na finalização do doce e até mesmo em alguns processos do preparo.

Receita completa

A primeira coisa que pensamos quando falamos em gingerbread são nos biscoitos tradicionais ou nas casinhas. Mas, ele pode ser usado de outras maneiras bem criativas! Como eu estou aqui para ajudar vocês, separei algumas das decorações e ideias mais interessantes 🙂

Enfeites de bolo

Fotos: Domestic Gothess, Half Baked Harvest, Cupful of KaleChew Town, TasteThe Katetin

Já imaginou usar biscoitos como elemento decorativo do bolo? A vantagem de usar gingerbread nesse caso é que, além de ser gostoso, a sobremesa fica uma graça. Para quem tiver cortadores em formatos legais e diferentes, é só colocar os biscoitos já prontos no topo do bolo.

Se você for fazer torta ou pavê, use uma forma/travessa em formato circular para simular uma guirlanda com o gingerbread. O resultado fica incrível, principalmente se você decorar os biscoitos com delicadeza e carinho.

Casinhas

Fotos: Spud, Tablier Taché e Paulo Cuenca

As tradicionais casinhas podem ganhar diferentes tamanhos e elementos – tudo depende da sua imaginação! Caso você esteja em busca de uma boa receita, é só dar uma olhadinha no post do site com o passo a passo completo. O processo de montagem acaba sendo um pouco complicado, já que é preciso ter paciência até que todas as partes fiquem realmente fixas.

Mas, prometo que todo o esforço e dedicação valem a pena no final. Por ser uma sobremesa relativamente grande e com essa pegada mais lúdica, ela é perfeita para presentear um amigo ou algum parente. Eles irão adorar ganhar algo feito especialmente por você!

Para as bebidas

Fotos: Bloglovin’, Piepmatz, Anthropologie e Fraeulein Klein

Bebidas também merecem atenção e cuidado na hora da apresentação! As mini casinhas ou árvores de natal de biscoito de gengibre deixam a xícara super charmosa (e é um ótimo pequeno aperitivo).

Também há a possibilidade de colocar o enfeite sob uma boa camada de chantilly da sua bebida. Só tome cuidado para ele não ficar muito pesado e acabar afundando 😉

Biscoitos

Fotos: Pickles & Honey, Cooking Classy, Always Eat Dessert, Canadian Living, OMG Home Decor via Pinterest, e Allana via Pinterest

Não vou falar muito sobre os biscoitos clássicos, porque eles já são conhecidos por vocês. Minha principal sugestão é: faça uma ou duas fornadas deles e guarde-os em diferentes saquinhos, rendendo várias pequenas lembrancinhas e presentes.

Há quem use o gingerbread como enfeite da árvore de natal. Caso você queira fazer isso, pendure-os apenas na hora da ceia. Dessa forma, eles ainda estarão fresquinhos na hora que a criançada e o restante da família for comer. Ah, e aqui no site vocês encontram uma receita maravilhosa para o preparo dos biscoitos.

***

Caso você queira presentear alguém sem ter o trabalho de fazer biscoitos decorados, aposte no chamado Joe Frogger Cookie! Com base de gengibre e rum, o resultado dele é crocante e delicioso. Para ver a receita completa, é só clicar aqui.