Apesar de algumas pessoas não gostarem de chocolate, temos que concordar que essa delícia é amada por boa parte da população mundial. Puro, em massas, coberturas ou docinhos, o chocolate é super versátil e sempre dá um sabor a mais as sobremesas.

Aproveitando toda essa funcionalidade do ingrediente, selecionamos algumas formas de utilizá-lo para a decoração de bolos. Preparados para abusar da criatividade?

Caldas

A maneira mais óbvia de usar o chocolate para decorar bolos é, obviamente, em forma de calda. Ela pode cobrir toda a superfície do bolo, como também dar só aquele charme no topo com alguns fios caindo pelas laterais, sabe?

Entre as opções de cobertura estão uma mistura básica de chocolate derretido com manteiga, a tradicional ganache e também o brigadeiro. Todas são bem fáceis de fazer e deixam os bolos ainda mais gostosos.

Raspas de chocolate

Outra decoração clássica! As raspas de chocolate podem ser tanto delicadas quanto rústicas, sendo que ambos os resultados são incríveis. Quem não tem habilidade em cobrir o bolo com perfeição pode aproveitar as raspinhas para cobrir algumas falhas.

O bolo floresta negra, por exemplo, combina bastante com esse estilo de décor. Finalize com algumas cerejas e prontinho 😉

Gotas de chocolate

Foto: Pinch of Yum

As gotinhas de chocolate são super charmosas e podem ser colocadas de diversas formas na finalização do bolo. Além de cobrirem toda a massa, é possível posicioná-las apenas no contorno da parte inferior do bolo, por exemplo.

O resultado fica bom até mesmo quando jogadas de forma desordenada. Para vocês terem outras ideias de como usar o ingrediente nesse formato, é só dar uma olhadinha no post falando sobre as gotas de chocolate nas sobremesas!

“Bolinhas” com bico de confeiteiro

Toda cozinha deveria ter pelo menos um tipo de bico de confeiteiro. Afinal, eles deixam as sobremesas bem mais estilosas e bonitas. Um dos meus preferidos é o bico pitanga, que tem um desenho bem diferente. Para usar o chocolate, basta fazer um brigadeiro ou um mousse com uma estrutura um pouco mais resistente. Na receita do bolo snickers tem explicado como fazer o mousse, por exemplo.  

Sobra de bolo

As sobrinhas do bolo também podem virar cobertura! Sabe aquele topinho que cresceu de forma desregulada? Corte ele com cuidado e coloque-o no forno para dar uma leve tostada. Dessa forma você irá obter um crumble bem saboroso e não irá desperdiçar nenhuma parte da receita. Em seguida, é só colocar ele grudadinho com uma camada fina de calda ou creme.

Glaçagem

Apesar da glaçagem ser um tipo de calda, achamos melhor deixá-la em uma categoria diferente. Isso, porque o preparo dela é um pouco diferenciado – assim como a maneira de cobrir o bolo. A glaçagem é responsável por dar aquela cobertura brilhante ao bolo, fazendo com que o acabamento fique lisinho e impecável. Para festas mais sofisticadas, a versão de chocolate pode ser a opção perfeita 😉

***

Se vocês tiverem outras sugestões de como usar o chocolate para a decoração de bolos, não deixem de comentar por aqui 😉