O final do ano está chegando e tenho certeza que muitas pessoas já estão pensando nos doces e salgados que irão compor as mesas das festas. Uma das sobremesas mais elegantes para essas comemorações é, sem dúvidas, a charlotte. Além de ser maravilhosa visualmente, o doce é muito gostoso. Se vocês decidirem preparar essa receita, podem ter certeza que todo mundo irá se deliciar 😉

Receita completa

Por mais que essa seja uma sobremesa clássica, reinventar e transformá-la com criatividade é algo sempre bem-vindo. Pensando nisso, selecionei algumas sugestões de decoração e receitas que vocês irão amar!

Frutas vermelhas

Fotos: Paulo Cuenca, Blog Lovin’, Life Is Full Of Goodies e Maria Lunarillos

Que tal uma charlotte bem refrescante de frutas vermelhas? Aqui no site vocês podem dar uma olhadinha na minha criação, que conta também com uma calda deliciosa de kirsh e água de rosas. O resultado final dessa receita é simplesmente incrível!

Para a decoração ficar mais sofisticada, use uma fitinha bem delicada para colocar ao redor do doce. Além de dar mais sustentação aos biscoitos enquanto a sobremesa não é servida, o lacinho deixa a charlotte super charmosa.

Chocolate e Café

Fotos: Betti Becuzzi via Pinterest, Côté Maison, Oh My Foodness, Bake and Bait, Knusperstuebchen e Ricardo Cuisine

Não sei vocês, mas eu sou louca por chocolate! Quem me acompanha há um tempinho sabe o quanto eu adoro uma receita bem chocolatuda. Se você for como eu, aposte na charlotte 2 chocolates. Para ver a receita, é só clicar aqui. A massa dessa maravilha é bem fofinha e o recheio de mousse derrete na boca. Só de imaginar fiquei com vontade de comer!

Outro doce que super combina com charlotte é o nosso amado tiramisù. Como a receita dele tem como base biscoitos de champagne, colocar o ingrediente ao redor da sobremesa irá deixá-la ainda mais gostosa. Por aqui vocês encontrarão uma receita de bolo pavê tiramisu. Depois de ter seguido todos os passos, é só adicionar os biscoitos ao redor do bolo na hora da finalização.

Versão Mini

Fotos: Fraeulein Klein, Pastry Affair e Carnet Parisiens

A charlotte também pode ser um ótimo presente! A versão mini do doce é perfeita para quem deseja presentear alguém, mas não tem ideia do que dar. Além de mostrar o carinho pela pessoa, vocês estarão dando algo único, especial e delicioso.

Esse modelo pequeno também é uma boa para quem pretende fazer diferentes recheios e massas em porções menores, mas quer deixar tudo com uma carinha mais uniforme. Nesse caso, o topinho do doce pode ser usado como sinalizador do recheio, sendo decorado com frutas ou chocolate, por exemplo.

Moderna

Foto: Liv For Cake

Querem fazer charlotte, mas acham a decoração muito exagerada ou tradicional demais? Então, é só usar a sua imaginação na hora de posicionar os biscoitos champagne no momento de finalização da receita. Obviamente, o resultado não será uma charlotte muito clássica. No entanto, no quesito sabor, não haverá praticamente nenhuma diferença!

***

E aí, gostaram das ideias? Ao meu ver, essa é uma das receitas mais lindas e deliciosas da confeitaria. Aliás, eu comeria um pedacinho dela agora mesmo 😉