resenha-filme-tomates-verdes-fritos-julia-sardenberg-omelete-uol-capa-ickfdFonte: Omelete

A dona de casa Evelyn, interpretada pela atriz renomada, Kathy Bates, vive insatisfeita com o seu casamento e em uma visita a sua tia Vesta em uma casa de repouso para idosos com seu marido Ed conhece uma velinha, viúva de 83 anos, chamada Ninny Threadgoode (Jessica Tandy). A senhora adorava contar histórias e ao decorrer do longa, a dona de casa começa uma amizade com Ninny ao ouvir todos os seus relatos. 

resenha-filme-tomates-verdes-fritos-julia-sardenberg-cozinha-brilhante-ninny-e-evelyn-ickfdFonte: Cozinha Brilhante

O roteiro do filme se passa durante as décadas de 90 e 30, com duas narrativas diferentes. Cleo conta a vida de sua parente Idgie Threadgoode nos anos 20, uma mulher que fugia dos padrôes, um espírito livre que pensava a frente de seu tempo e é a heroína da história. A velinha conta como a personagem tornou-se essa figura forte e heróica. Como perdeu o seu irmão Buddy quando era criança ao lado de Ruth, filha de uma amiga da família. As duas viram o jovem ser atropelado por um trem ao ficar preso nos trilhos.

resenha-filme-tomates-verdes-fritos-julia-sardenberg-mercado-livre-ruth-jamison-ickfdFonte: Mercado Livre

Buddy era a única pessoa que entendia a irmã que desde pequena tinha uma personalidade forte e única. Com o seu falecimento a menina isola-se de sua família e cresce indo para a cidade jogar pôquer, pescar e beber. Idgie torna-se adulta, reencontra Ruth Jamison na casa de sua mãe e as duas iniciam uma amizade. Cada uma com personalidades opostas, uma é livre, independente e não se importa com as opiniões alheias. E a outra introspectiva, devota a igreja e vista como uma dama.

resenha-filme-tomates-verdes-fritos-julia-sardenberg-blog-ao-natural-buddy-threadgoode-ickfdFonte: Blog – Ao Natural

No fim do verão, Jamison casa-se com Frank Bennet e vai morar com o marido. Idgie promete a si mesma nunca mais rever a amiga mas recebe a incubência da mãe de entregar uma torta para o jovem casal, ao chegar a casa descobre que Frank bate em sua esposa covardemente e que ela está grávida.

Com o falecimento da mãe de Ruth, as amigas se reencontram na casa da jovem esposa e confrontam Bennet que é ameaçado por Big George, um homem que trabalha e cuida de Threadgoode desde pequena. As personagens conseguem fugir e recebem um generoso empréstimo para abrir um café na cidade, o Whistle Stop Coffee. As coisas começam a ir bem no café.

As jovens mulheres criam a receita que dá nome ao filme os famosos tomates verdes fritos. Mas a felicidade dura pouco porque Frank tenta sequestrar Buddy Jr, acaba não conseguindo e desaparece. Com o sumiço do homem, um investigador visita o local e começa a suspeitar das donas e Big George. O caminhão de Bennet é encontrado nos arredores do Whistle Stop e a culpa recai nos ombros da moça e seu amigo fiel. Os dois são levados ao tribunal mas como não existiam provas para condená-los o caso é encerrado.

Ao ouvir essa história Evelyn, começa a se inspirar nela e tentar mudar a sua auto-imagem e forma de se comportar com o marido. A senhora de meia-idade que antes vivia para servir o marido começa a seguir os conselhos de Ninny, arranja um trabalho e começa a se exercitar.

resenha-filme-tomates-verdes-fritos-julia-sardenberg-rtve-es-elenco-ickfdFonte: RTVE.es

Idge é o tipo de personagem que gera adoração, em uma das cenas do filme a moça demonstra uma coragem surreal quando se dirige a uma árvore cheia de abelhas, coloca sua mão dentro do tronco e colhe mel fresco em meio a várias abelhas voando. Nesse momento é como se o caos das abelhas acalmasse o caos dentro dela.

O filme recebeu 2 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado. A história é essencialmente sobre amizade, coragem e os maravilhosos tomates verdes fritos que nos fazem salivar a cada cena! Com uma história sublime, sensível e carregada de reflexões no âmbito das relações humanas e do papel da mulher na sociedade esse é um longa para ver nas horas de falta de inspiração. Mas prepare-se para experimentar essa receita excêntrica com os olhos e desejar estar dentro do filme desfrutando dessa maravilha!

Ficha Técnica:

Tomates Verdes Fritos

Direção: John Avnet

Ano: 1991

Duração: 2h17 – 130 minutos

Elenco: Kathy Bates, Jessica Tandy, Mary Stuart Masterson, Mary-Louise Parker, Cicely Tyson e Chris O’donnell.