As músicas latinas e cortes de cena em que as mãos ágeis do chef corta uma cebola aqui e raspa as cascas de uma laranja ali enquanto dança entre as panelas são as desculpas para você não tirar os olhos dos primeiros minutos do filme Chef, que estreou em agosto deste ano aqui no Brasil.

Assim que vi o trailer do filme, contei os dias para voltar ao cinema e me deliciar com mais novo filme de Jon Favreau.  Além de produzir e dirigir o longa, Favreau interpreta o personagem principal da história. Ele é Carl Casper, um chef renomado mas que está um pouco por fora das novidades digitais e alimentares. No requintado restaurante em que trabalha, em Miami, ele resolve atualizar o menu com pratos mais ousados. O problema é que o dono do lugar (Dustin Hoffman) é contra essa decisão até o último fio de cabelo, e não muda de ideia nem ao saber que o crítico gastronômico mais popular dos últimos tempos está para visitá-los.

chef-filme-cinema

Com medo de ser demitido, Carl reproduz o menu de sempre ao convidado. O crítico não perdoa nada. Maltrata desde o ovo cozido com caviar na entrada ao petit gâteau de chocolate, fazendo questão de humilhar o chef para toda a internet.

A partir daí, a história dá uma virada louca. O chef segue o coração (e a dica da ex-mulher) e começa a vender a comida que acredita ser atrativa e gostosa de verdade num trailer, junto com o amigo e o filho. (Quem sentiu cheiro de “Food Truck” levanta a mão…)

chef-filme-ickfd-resenhachef-filme-resenha

Entre essas e outras, Scarlett Johansson faz o papel de uma amiga colorida e hostess do restaurante chique. E mais nada. No filme, ela apareceu só pra dar um toque de sensualidade – mesmo com a gata da Sofia Vergara no papel de ex-mulher fofa. O Robert Downey Jr. faz o mesmo: aparece numa cena meio aleatória e com certeza participou do filme para dar suporte a Favreau, que havia dirigido os dois “Homem de Ferro”.

chef-filme-ickfd

O mais interessante no filme é a maneira com que Jon Favreau combina a relação do chef com a comida e o filho. Ele cozinha até de olhos fechados e, por outro lado, não sabe ao certo se relacionar com o pequeno. Além disso, o filme segue num ritmo latino animado e cheio de vida. Ótima pedida para o fim de semana!

Ah, o crítico? Espere que ele voltará.

Ficha Técnica:

CHEF

Direção/roteiro: Jon Favreau

Duração: 1h54

Atores: Jon Favreau, Sofia Vergara, Scarlett Johansson, Robert Downey Jr, Dustin Hoffman

Clique aqui para conferir a receita de um Petit Gâteau infalível. O crítico chato pode não gostar, mas a gente ama!