Charlie andthe Chocolate Factory, que no Brasil recebeu o título de A Fantástica Fábrica de Chocolate, é um longa-metragem dirigido por Tim Burton, conhecido por dirigir diversos filmes que remetem ao universo fantástico. O filme do ano de 2005 é a segunda adaptação cinematográfica do livro de Roald Dahl, que já havia sido adaptado para o cinema no ano de 1971.

fabrica-de-chocolateEm um lúdico mundo colorido, cheio de doces, balas, chicletes e outras guloseimas, um misterioso dona da maior fábrica de chocolates da cidade resolve fazer uma promoção, distribuindo cinco bilhetes dourados com a recompensa de que os vencedores visitariam a fábrica que estava fechada há anos.

O filme de Tim Burton é protagonizado por Johnny Depp com o personagem de Willy Wonka, o dono da fábrica, figura misteriosa e excêntrica, mas muito frágil e com alma infantil. O filme narra a história do pequeno Charlie, um humilde menino que é premiado com um dos bilhetes dourados, e poderá conhecer a Fantástica Fábrica de Chocolates mais misteriosa e amada de todos os tempos. A excursão é encantada, mas a tentação pelos doces é quase incontrolável. Apenas uma criança conseguirá chegar até o fim da visita.

Em homenagem à “Sala das Invenções” da Fantástica Fábrica de Chocolates, resolvi fazer uma brincadeira com produtos bastante populares. É uma verrine (um doce montado em copinhos) muito, muito simples de ser feita. A primeira camada é de manteiga de amendoim (eu fiz a receita caseira da Dani), a segunda é à base de cream cheese, a terceira é de cookies com gotinhas de chocolate (assim como a manteiga de amendoim você pode comprar pronto ou fazer a receita caseira do site), e a última é uma mousse de nutella bem fofinha. Não é uma sobremesa que existe no filme, mas é inspirada no mundo lúdico de docinhos populares que nos remete à Fantástica Fábrica de Chocolate.

verrine-jessica-giovanini-ickfd1

Receita:

Camada 1:

Camada 2:

  • 300g de CREAM CHEESE
  • 300g de CREME DE LEITE FRESCO
  •  2/3 de xícara de AÇÚCAR
  • 1 colher de chá de PASTA DE BAUNILHA
  • Raspas de 1/2 LIMÃO SICILIANO

Camada 3:

Camada 4:

  • 350g de NUTELLA
  • 300g de CREME DE LEITE FRESCO

Modo de preparo:

  1. Para a camada de cream cheese, bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly, misture cuidadosamente com o cream cheese, açúcar, pasta de baunilha e as raspas do limão.
  2. Para a camada de nutella, bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly e misture delicadamente com a nutella.
  3. Para a camada de manteiga de amendoim confira a receita caseira aqui.
  4. Para os cookies de chocolate confira a receita aqui.
  5. Monte em camadas e sirva bem gelado.

verrine-jessica-giovanini-ickfd2fotos: Breno Rodrigues