julianolamur-metodos-extraca-cafe-chemex-ickfd-northernmoments

Hey, olá! Como vocês tem passado?

Cá estamos nós na nossa 6ª semana consecutiva falando sobre os métodos de extração do café. Quando pensei em fazer esse guia com vários posts, naturalmente fiquei animado por conta de alguns métodos específicos dos quais gosto muito. É o caso do assunto de hoje: a Chemex.

julianolamur-metodos-extraca-cafe-chemex-ickfd-cocoonhomeFonte: www.cocoonhome.com/Topo: northernmoments.tumblr.com

Quem já andou pelos Pinterests da vida provavelmente já deve ter visto essa cafeteira, pois só por ser tão linda ela já mereceria um espaço exclusivo nos armários das nossas cozinhas. A Chemex é um ótimo exemplo de método em que a água é despejada sobre o café (que chamamos de pour over, lembra?), que depois é filtrado em papel e pode ser servido no próprio recipiente da cafeteira.

Foi criada em 1941 pelo inventor alemão Peter Schlumbohm e é considerada um ícone do design de todos os tempos. Sua importância é tão grande que alguns dos maiores museus de arte e design do mundo (como o MoMA, por exemplo) mantém a Chemex como parte de seu acervo permanente.

julianolamur-metodos-extraca-cafe-chemex-ickfd-inspiration.teodorik.comFonte: inspiration.teodorik.com

O mais bacana é que essa beleza toda vai muito além do visual. Esse método é um dos meus favoritos por produzir um café particularmente limpo, ou seja, sem resíduos na xícara. Também é uma característica da Chemex possibilitar extrações que favorecem os sabores e aromas mais delicados dos cafés, como os florais e frutados.

Proporção: 60g/l (proporção de 1 parte de café para 16 de água, ou 1:16). Isso quer dizer que para 300ml de água você vai usar 18g de café.

Moagem do café: média a média grossa (ligeiramente mais fina do que a utilizada na French Press).

Modo de preparo:

1. Moa o café imediatamente antes de começar a preparar a bebida. Lembre-se de pesá-lo antes do preparo, para poder repetir ou corrigir sua receita numa próxima vez.

2. Dobre o filtro e coloque-o na Chemex, deixando o lado que tem várias camadas de papel virado para a frente (ou seja, para aquela canaleta pela qual o café é servido).  Escalde o filtro com água fervendo e pré aqueça o recipiente.

3. Coloque o café moído dentro do filtro e acrescente 60g de água, molhando por igual todo o pó. É interessante mexer essa mistura com uma colher para melhorar a extração, mas tenha cuidado para não rasgar o filtro. Essa etapa deve durar uns 45 segundos.

4. Em seguida acrescente o restante da água em movimentos circulares, deixando sempre a medida de um dedo de espaço livre na parte superior da Chemex para não derramar. Molhe principalmente as áreas mais escuras do pó, que estão menos saturadas com água. Pode ser necessário repetir essa etapa, dependendo da quantidade de café que você esteja preparando. Espere a água baixar antes de acrescentar mais.

5. Retire o filtro de papel com cuidado (principalmente se tiver um pouco de água dentro, pois estará quente) e descarte. Sirva seu café preparado na Chemex e boa sorte!

Tempo de preparo: de 3 a 4 minutos.

julianolamur-metodos-extraca-cafe-chemex-ickfd-kurasu.meFonte: kurasu.me

Para finalizar, escolhi esse vídeo do Stumptown Coffee Roasters, que é uma das minhas referências favoritas de todos os tempos. Está em inglês e dá para acompanhar bem direitinho o passo a passo de como usar sua Chemex. O barista faz uma quantidade maior de café, mas as proporções da receita são as mesmas que usei aqui.

Um grande abraço e até a semana que vem!