Você, muito provavelmente, já se deparou com móveis de palhinha em algum momento da vida. Sempre que vejo uma peça com o material, lembro de ambientes vintage mais delicados, mas nada minimalistas – bem casa de vó, sabe?

Pois é, eu adoro inserir objetos e móveis na decoração que me remetem a algum momento da vida e a palhinha, definitivamente, traz essa sensação nostálgica, atmosfera retrô e toque rústico para o ambiente.

Foto: The Socialite Family

Foi pensando em quem também curte trazer um pouco de história para dentro de casa que pensei nesse post com ideias de móveis no material. Você pode tanto usar peças vintage para compor o ambiente, mas também existem ideias incríveis com modelos mais modernos 😉

SOFÁS, CADEIRAS E BANCOS

Fotos: Le Cedre Rouge, Tuula via BlogLovin’, SF Girl by Bay e The Socialite Family

Acho que a peça mais comum em palhinha é a cadeira de madeira clássica. Para dar uma renovada nos modelos antigos, que tal investir em uma pintura diferente? O preto é uma solução atemporal, mas nada óbvia, né?

Estruturas de metal e composições misturando tecidos, como o sofá com couro na primeira foto, também são ótimas opções para quem quer fugir do lugar comum!

ARMÁRIOS

Fotos: September Edit, Turbulences Deco, Tibergs Mobler, Tuula via BlogLovin’, Yellow Trace e Urban Outfitters

Preciso confessar que daria tudo por uma cristaleira desse tipo, viu? Esse móvel menorzinho e super charmoso traz, instantaneamente, uma vibe bem retrô para o ambiente. Um pintura diferenciada em tons pastel também ajuda a revitalizar a peça, assim como a troca dos puxadores!

Para quem é mais ousado, também vale pintar a palhinha de branco ou preto. Apesar da textura chamar a atenção, o tom traz uma pegada um pouco mais moderna! Aah, e você também pode apenas trocar as portas de um armário mais tradicional, viu?

ESTANTES E MESAS

Fotos: @baxter_japan e A Merry Mishap Blog

Para sair um pouquinho dos móveis em palhinha mais tradicionais, aposte em modelos diferenciados como estantes com prateleiras vazadas ou até mesas de centro bem impactantes. Tirar o material das peças mais comuns não só traz mais personalidade para o décor, como também deixa o ambiente com uma carinha mais cool!

BIOMBOS E PAINÉIS

Fotos: Marcante Testa, Urban Outfitter via Shop Tagr e Ur Home Designs

Eu amo ambientes integrados, mas vamos combinar que às vezes queremos uma divisão discreta entre os espaços? Eu já fiz post sobre isso aqui no site, mas esqueci de mencionar as opções de painéis e biombos de palhinha!

Por serem vazados, eles permitem a entrada de luz em todo o ambiente, mas criam uma separação entre os espaços. Um charme, né?

***

Você também é desses que curte um décor com história e toque vintage? Se sim, pode deixar sugestões de temas aqui embaixo! Vou adorar pesquisar como usar diferentes peças na decoração 😉