Há quem diga que a decoração monocromática é um pouco enjoativa, mas confesso que acho esse estilo incrível! O banheiro da nossa produtora, por exemplo, é todo preto e com alguns detalhes dourados. Dependendo da cor escolhida, o ambiente pode ganhar um ar super sofisticado ou uma aparência mais delicada.

É importante lembrar que a tonalidade das paredes muda a forma como percebemos os lugares, como já explicamos em outro post. Por esse motivo, planeje direitinho a forma como você quer determinado cômodo para que nada fique muito diferente do imaginado.

Foto: White Five Designs

Para conseguir um resultado ainda melhor, não deixe de explorar as nuances da cor base escolhida. Além disso, o tom principal pode (e deve!) ser combinado com alguns toques mais neutros no décor. Essa brincadeira de contrastes entre claro e escuro é ideal para tornar o cômodo ainda mais moderno.

Cinza

Fotos: Dimitri Louris via Pinterest@modernomebel via Zozu e Interior Design Pantry

A decoração cinza é perfeita para pessoas mais discretas. Por não ser uma cor vibrante e nem mesmo chamativa, o cinza permite que você faça combinações maravilhosas com o branco e o preto, que não deixam de ser variações da cor.

Caso você queira uma atmosfera mais contemporânea e com uma pegada rústica, que tal uma parede de cimento queimado? Ela funciona em diversos ambientes da casa/escritório, desde quartos e salas até cozinhas e banheiros. Tons de madeira clara também são muito bem-vindos para dar uma quebrada na monotonia do cinza 😉

Azul

Fotos: The Interiors Addict, Remodelista, Domino, Georgina Design, Grace Spain e Hotel Providence

Sonha com um quarto ou uma sala de estar super aconchegante? Se sim, aposte nos tons de azul escuro para compor um ambiente bem acolhedor. Embora cores mais escuras deem a impressão de que o espaço é menor, essa é a opção ideal para quem quer sentir aquele aconchego ao entrar no local.

O preto também possui esse mesmo efeito, então vale a pena investir nessas duas tonalidades. Não se esqueça de adicionar alguns pontos de luz na decoração, como espelhos, plantinhas, objetos metalizados ou nuances mais claras da cor em outros itens.

Rosa

Fotos: @glossier e Oras Bolas Design

O rosa é  geralmente associado à espaços mais delicados, por isso combinam muito com quartos. Ainda assim, não existem regras na hora de escolher uma cor para determinado ambiente. Salas e banheiros são outros lugares ótimos para usar tons rosados.

Uma forma de harmonizar o ambiente com outras tonalidades da cor é usando o rosé gold para alguns itens de decoração. Por ter essa característica mais metalizada, ele consegue deixar o espaço com uma organização mais interessante.

Verde

Fotos: Casa Decorar, Mary Wolf Art via Pinterest e Skipper Furnishings

Assim como o azul e o preto, o verde escuro também tem o poder de fazer com que o ambiente pareça menor. As tonalidades mais claras dessa cor, no entanto, podem ser usadas para criar uma atmosfera mais ligada a natureza. Em ambos os casos, plantas são um item obrigatório. Pode ter certeza que elas farão toda a diferença na composição final do lugar!

Texturas como tijolinhos ou papéis de parede de folhagens também podem ser incorporados. Porém, tome cuidado para não deixar o décor muito carregado e exagerado. Opte por alguns objetos de decoração metalizados ou neutros, como um abajur branco ou luminárias pendentes douradas.

Branco

Fotos: Hello Hoku e Interior Much With Sabia

A ausência de cor também é um estilo incrível à ser seguido. Muitas pessoas acabam ligando ambientes todos brancos ao minimalismo. Mas, você não precisa ser adepto à esse estilo de vida para querer um espaço não muito colorido. Inclusive, o cômodo pode ter vários elementos decorativos, sendo que todos eles acabam seguindo um padrão mais básico de tonalidades.

Uma das principais vantagens de espaços brancos e com móveis dessa mesma cor é a impressão de que ele é maior. Se o seu quarto é pequeno, por exemplo, abuse do branco! Assim como nos outros casos, toques de cor fazem toda a diferença. Um único vaso consegue transformar o décor 🙂

***

Essas são apenas algumas das cores que podem ser usadas para criar ambientes monocromáticos. Tons mais vibrantes como o vermelho e o amarelo, por exemplo, deixam os espaços lindos – desde que combinados de forma harmoniosa!