Pode não parecer algo importante, mas as cores e a forma como escolhemos pintar as paredes alteram muito a sensação de espaço. Além de analisar os tons e a forma como eles transformam o ambiente, é essencial pensar na posição das pinturas. Um teto escuro e paredes claras, por exemplo, dão a sensação de um local mais rebaixado.

Então, quer descobrir como isso funciona? Alguns dos truques podem até mesmo “aumentar” ou “diminuir” o espaço. Pode ter certeza que as dicas que vou dar agora deixarão a sua casa (ou escritório) ainda mais linda 😉

Ampliar

Foto: Herz&Blut e Vintage Revivals

Tem um ambiente pequeno e quer deixá-lo com uma aparência maior? Então aposte nas cores neutras! O uso de tons mais claros deixa o ambiente muito mais iluminado. Dessa forma, você pode aproveitar para usar móveis e decoração mais coloridos. O contraste fica lindo, deixando o ambiente super charmoso. Pisos escuros, em oposição às paredes claras, também dão esse mesmo efeito!

Compactar

Foto: Green Design Gallery e Apartment Therapy

Cores escuras no ambiente inteiro, incluindo o teto, dão o efeito completamente oposto das cores neutras. Esse tipo de pintura é indicado para locais mais amplos e que não possuem aquela atmosfera aconchegante, sabe? Em espaços pequenos, ele acaba dando a impressão de que o local é ainda menor. No entanto, é ótimo para deixar o cômodo acolhedor.

Como não há regras e essas são apenas sugestões, não deixe de usar a sua criatividade. Banheiros, por exemplo, ficam lindos com cores escuras na decoração. Aliás, clicando aqui você poderá se inspirar em vários banheiros all black. São todos maravilhosos!

Encurtar ou estreitar

Foto: @vachtvanvilt.nl e Apartment Therapy

Pintar uma das paredes de um cômodo com uma cor escura significa deixá-lo encurtado. Enquanto todas as outras estão pintadas com cores neutros, aquela mais escura trás a sensação de achatamento! Se você pretende fazer o contrário, e pintar todas as paredes de tons escuros com a exceção de uma, que será clara, ela será o destaque do ambiente.

Outro efeito interessante é o produzido quando apenas as paredes laterais são pintadas com tons fechados. A sensação será de que o espaço é mais estreito e alongado!

Alargar

Foto: Serena & Lily e Aileen Allen

Para o problema de espaços muito estreitos, também há solução. É indicado que você pinte a parede do fundo do cômodo e o teto da mesma cor – de preferência usando um tom vibrante. Para o efeito desejado acontecer, não deixe de pintar as paredes maiores (que costumam ser as laterais) com cores mais claras. Pisos mais claros são um ótimo complemento para esse tipo de pintura 🙂

Alongar

Foto: Entrance e Apartment Therapy 

Tem como fazer com que o espaço pareça mais alongado e com paredes mais altas? Sim! Para chegar à esse resultado, basta pintar as paredes de tons escuros e o teto com uma cor neutra. Esse contraste de cores é o responsável pelo efeito de alongar e “levantar” o espaço. Se você está procurando na verdade o oposto, é só pintar o teto com um tom mais fechado e as paredes neutras. Assim, você terá a sensação de que o pé direito do cômodo “diminuiu”.

***

Gostaram das dicas? Se você está buscando ainda mais inspirações, é só clicar aqui!